O CONTABILISTA CRIADOR DE VALOR PARA AS EMPRESAS
No dia 23 de Junho no CISE em Seia, a Gate21 colaborou com a APOTEC na organização do evento cujo tema foi:
“O CONTABILISTA CRIADOR DE VALOR PARA AS EMPRESAS”
O meu entusiasmo na colaboração da organização deste evento vai para a profissão que decidi abraçar na minha vida, a de contabilista.
Acredito que os contabilistas detêm um poder que se encontra adormecido nos profissionais da contabilidade.
Este poder, será consciencializado pela profissão, quando esta centrar a sua atenção na defesa do interesse público, isto é, de forma indireta, na defesa dos mais desprotegidos da sociedade.
Este objetivo representa uma grande oportunidade para a profissão, onde o legado ético, deontológico e de grande valor dado à amizade dos profissionais mais idosos, se funde com uma nova consciência de criação de novos valores para a sociedade, materializada na disponibilização de informação tempestiva, comparável e verdadeira que permitira gerir comunidades, países e um mundo, mais inclusivo, ecológico e sustentável.
Quem não sabe da importância do contabilista como o guardião de ativos, aspeto elementar que tantas vezes é negligenciado por falta de um comportamento ético?
Quem não sabe o papel do contabilista na gestão da sustentabilidade das empresas?
Tantas vezes chamados a intervir na gestão eficiente de recursos das empresas suas clientes, que acaba por incorporar tanto desta essência do contabilista.
São estes profissionais, que através da consciência da sua importância e do seu valor para a sociedade, os levará a optar por uma de duas decisões: verdade ou não verdade.
E estou crente, que a grande maioria dos profissionais que exercem, todos os dias, esta nobre profissão, vai optar pela verdade das contas que elabora, que são a verdade da soma das contas de todas as empresas nacionais, que vão fazer parte da parcela da verdade das contas dos países do mundo.
Que desafio tão grande para concretizar.
Não será assim tão difícil, diria que é um sonho que para se transformar num objetivo tem que lhe ser dada importância.
Não posso deixar de partilhar com o mundo a enorme alegria da minha descoberta aos 44 anos de idade, percebi, que descobrir formas de como tornar os outros mais bem-sucedidos, tinha a ver com o árduo esforço de dar mais do que receber. Convenci-me que havia uma liturgia de firmes princípios que tornavam esta afável filosofia aplicável.
Estes princípios ajudaram-me a alcançar coisas que nem pensava ser capaz de obter e ajudam-me quando fracasso.
Quando cada um de nós revela na sua consciência os seus talentos, dons, e os pratica, encontra aí o caminho da paz e entramos em linha com o universo.
Se mais nada sair do momento que partilhamos neste encontro, que uma possibilidade de reflexão, já valeu a pena!
A todos a minha profunda gratidão.
Alice Carla Campos.