É verdade, a profissão de contabilista está a acabar!

Aliás, a profissão de contabilista tem vindo a acabar gradualmente, aparentemente, tudo aconteceu quando alguém teve a brilhante ideia de colocar os contabilistas a fazer o trabalho que competia à administração fiscal.
Agora, que o trabalho está pronto, podemos dispensar quem o concretizou nos prazos definidos por quem ditou as regras.
Atualmente, a AT detém toda a informação relativa às transações de carater económico realizadas entre empresas e particulares, as denominadas operações B to B e B to C, o IVA cobrado, os imóveis propriedade das empresas e particulares, as viaturas, etc, e mais cedo ou mais tarde a especificação do produto que é transacionado.
O IVA já pode ser apurado pela AT, bastando para tal criar um regime simplificado que responda a esta situação.
O Estado, obrigou as empresas a fornecerem esta informação através de um ficheiro denominado de SAFT. Ficheiro esse que é enviado até ao dia 12 de cada mês passando para o dia 5 em 2023.
As viaturas são conhecidas, assim como o imposto inerente, com os imóveis, a situação é similar, bastar colocar o sistema a disparar robotizando-o.
Muitos empresários até pensam que esta informação é automaticamente inserida nos programas de contabilidade e nas contas SNC respetivas, como se de uma magia se tratasse, facto que funciona até como ponto de negociação para baixar avenças de contabilidade já por si totalmente desreguladas e desajustadas às responsabilidades e conhecimento que o profissional da contabilidade tem que reunir hoje, para exercer a profissão com rigor e honestidade.
A idade média dos contabilistas em Portugal é elevada, formar profissionais com experiência demora tempo, e os jovens afastam-se do setor pelo desequilíbrio existente entre o nível de exigência da profissão e o seu baixo nível salarial.
O pronuncio é de uma escassez de profissionais no mercado, tal como está a acontecer com outras classes profissionais como a dos professores.
Será que o aumento da inflação vai ter impacto nos preços das avenças da contabilidade e desta forma alterar a perspetiva?
MAS…
Nem tudo são más noticias, todos juntos podemos dar à profissão de Contabilista o reconhecimento merecido.
Esteja atento, em breve dar-lhe-ei a minha opinião.