Estimado Cliente, Colaborador, Parceiro, Empresário,
Partilhamos artigo da autoria de Azuil Barros no Jornal Vida Económica de 2/4/2015, que nos faz reflectir sobre a forma de ober vendas no mundo atual.
Muitos empresários e vendedores pensam que aumentar as vendas passa por “empurrar” ou “forçar” mais as vendas.
Isso é um erro fatal!
Para obter mais vendas pense: PORQUÊ? E não como!
Porquê que os Clientes devem escolher a sua empresa? E não, como vou vender mais?
As velhas técnicas de vendas, técnicas de fecho de negócios estão ultrapassadas. Porquê?
A internet tornou os compradores, empresários e pessoais, mais espertos do que nunca. Muitas das vezes, muito mais informados do que os próprios vendedores.
A empresa de sucesso dos nossos dias está orientada para o cliente, isto é, procura compreender o cliente, proporcionando-lhe valor em vez de querer “vender-lhe”.
Caso não tenha notado, o mundo está a mudar. Não se trata apenas de economia ou finanças, refiro-me mesmo ao mundo! E isso afeta as vendas.
Atualmente, os clientes estão relutantes em comprar. Muitos possuem o dinheiro mas estão relutantes em gastá-lo. Uns estão com medo ou estão à espera que os preços desçam, outros estão meramente à espera de ver o que acontece. Qualquer que seja a razão, o ciclo de vendas alterou-se significativamente!
É curioso ver como reagem os empresários ao mundo actual. A maioria entra em pânico e luta para empurrar as “vendas” para cima.
Este é o momento para descobrir o “porquê” dos seus clientes lhe comprarem (ou de não lhe comprarem).
Este é o momento de deixar de “forçar” as vendas e procurar ajudar os seus clientes.
É o momento de reter os seus clientes proporcionando-lhes um serviço extraordinário, e não o de reduzir o seu apoio.
Este é o momento para alterar a atitude da sua empresa para com os seus clientes.
Comece já e coloque a Sua Empresa um passo à frente da sua concorrência!