ABERTURA DE CANDIDATURAS PARES 3.0

Estimado Leitor desta informação,

Informamos que por despacho n.º 9952/2020 foi aprovado o aviso de abertura de candidaturas ao programa denominado de PARES 3.0. já divulgado através das nossas circulares.

Mais do que se candidatarem, é importante refletir sobre a forma como estão a dar a resposta social à pessoa que dela necessitam.

Muitas vezes os bons diagnósticos, aqueles que têm um impacto efetivo, resultam de um inquérito consciente a quem estamos a dar essa resposta social. Deixo esta dica, poder-vos-á ser útil.

Aproveitem para fazer esse trabalho grandioso de comunicar com os vossos utentes, de lhes perguntar o que é que eles gostariam de ter ou sentir no dia a dia das suas vidas. Valerá a pena, com certeza, fazer esse trabalho.

E depois, aproveite o dinheiro disponível para melhorar efetivamente as condições de vida dos todos na instituição, utentes, direção, administrativos, médicos, enfermeiros e restantes entidades relacionadas.

A GATE21 estará cá para vos apoiar na elaboração da candidatura e no que necessitarem.

PERÍODO DE CANDIDATURA

15 DE OUTUBRO A 30 DE NOVEMBRO

A Quem se destina?

Destina-se a Instituições do setor social

Qual o objetivo?

Reforçar a capacidade de resposta dos equipamentos em:

# Estruturas residenciais para pessoas idosas;

#Serviço de apoio domiciliário;

# Centro de dia;

# Centro de atividades ocupacionais;

# Lar residencial e residências autónomas;

O que é que a medida privilegia?

# Projetos que promovam a autonomia;

# Projetos inovadores com oferta diferenciada de serviços na área da alimentação, cuidados de saúde, promoção de vida ativa e saudável e das tecnologias de informação;

# Intervenção das pessoas com deficiência.

Qual o montante de financiamento público que incide sobre as despesas elegíveis?

75% do investimento total elegível, podendo ir no máximo até 80% no caso de projetos que incentivem a autonomia dos utentes, projetos inovadores com uma oferta diferenciada nas áreas da alimentação, cuidados de saúde e promoção da vida ativa e saudável, nos projetos que utilizem nestes processos as tecnologias de informação e nas respostas sociais na área das pessoas com deficiência.