Artigo Revista Exklusiva

Abr 19, 2024 | Notícias

GATE21 – A peça que faltava no sucesso da sua empresa dossier empreendedorismo

“As boas contas são algo estruturante no equilíbrio de qualquer empresa, organização ou família, pelo que defendo a literacia contabilística para todos.” Quem o afirma é Alice Campos, fundadora da GATE21, uma empresa que se diferenciou ao longos dos anos na área da contabilidade pela inovação que trouxe ao setor. A empresária, sendo uma entusiasta da vida – através da sua missão nesta área, traz paz às empresas numa atividade em que muitas vezes ela não abunda. Com uma especialização no setor médico, a GATE21, consegue que estes profissionais se dediquem ao mais importante, aos seus doentes, sem que nada falte na relação com a Autoridade Tributária.

ExKlusiva (E) – Está à frente da Gate 21 desde a sua fundação que ocorreu há 43 anos. O que esteve na origem da empresa?

Alice Campos (AC) – Há 43 anos está o meu pai, o fundador da GATE21, eu estou há 28 anos, mas, esta empresa surgiu de um ato de amor do meu paizinho, que no dia do meu nascimento, enviou uma prece ao universo, “Que Deus faça cair sobre ti a sua bênção, para que sejas pura de intenções, de sentimentos e de ações, reta de caráter e firme nas atitudes que forem sinónimo do bem”. A partir daquele dia, 28/07/1970 às 16:30h, nasceu mais um Ser, entre tantos no mundo para fazer o bem. Na altura o meu pai era trabalhador por conta de outrem e quando me permitiu viver, sentiu a necessidade de me proporcionar uma vida melhor, como sempre foi aventureiro e destemido, a então Gatconta foi a resposta a uma necessidade do mercado na área da contabilidade, quando todas as sociedades comerciais passaram a ser obrigadas a ter contabilidade organizada e em Seia eram poucos os profissionais para dar resposta. O ensinamento do meu pai foi sempre o da conquista pelo trabalho honesto, ajudando sempre quem nos procura, e é curioso, sempre me transmitiu, que pela vida fora iria sempre encontrar pessoas que sabem mais do que eu e pessoas que sabem menos do que eu e que deveria respeitar todos. Hoje sinto, de forma cada vez mais intensa, que a Gate21 nasceu para ser palco para criação. Para criar e dar corpo a projetos inovadores e muito ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e tecnologia.

E – Contabilidade e gestão sempre foram as áreas que desejou trabalhar? Porquê?

AC – Eu sempre quis ser professora, e houve um tempo da minha vida que fui formadora na Escola Profissional da Serra da Estrela, no IEFP, ainda cheguei a dar aulas também na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, enquanto estudante, hoje continuo a ser formadora, através do contacto com colegas contabilistas na consultoria especializada em gestão de empresas de contabilidade, a transformar vidas, tornando a contabilidade mais alegre e relevante na vida das pessoas. As boas contas são algo estruturante no equilíbrio de qualquer empresa, organização ou família, pelo que defendo que a literacia contabilística devia ser ensinada desde a escola primária, por ser tão importante para a vida como ter boa performance física e intelectual. Quando fiz 40 anos, decidi responder a questões: quem sou? Porque estou aqui? Porque é que sou contabilista? Qual o meu propósito de vida? Hoje, não tenho dúvidas que estou neste setor para ajudar a criar riqueza a muitos e a construir projetos para criar mudanças duradouras no mundo, contribuir para tirar a humanidade da pobreza, ensinando conceitos de empreendedorismo, boas práticas ao nível da gestão, a importância da poupança, da boa leitura e ensinar a viver de forma simples como fator de felicidade. A contabilidade, atualmente, é um veículo para a concretização desses projetos. Também sou Rotária.

E – Quais são as principais áreas de atividade na GATE21?

AC – A GATE21 serve clientes que apreciem a qualidade, empatia e profissionalismo nas áreas da contabilidade, consultoria fiscal, empreendedorismo, candidaturas a fundos estruturais como o PRR, Portugal 2030, IEFP, Fundo ambiental, e o serviço ao qual somos inovadores é na consultoria especializada em gestão de empresas de contabilidade. As empresas de contabilidade que estão ligadas a nós são mais eficientes, não perdem bons clientes e são mais felizes.

E – Cedo percebeu que devia encontrar outras formas de ajudar as próprias empresas de contabilidade a crescer. Foi aí que surgiu a ideia do C21 – Software de Gestão?

AC – Porque vivo intensamente a profissão sempre numa perspetiva de acrescentar valor, o pensamento foi, se este software é fantástico para nós, porque não partilhá-lo com outros colegas que se deparam com os mesmos problemas? A maioria dos empresários e a opinião generalizada que se instalou, é que a contabilidade é um trabalho que não tem grande valor para gerir, está associado ao apuramento de impostos e a sua entrega declarativa ao Estado e pouco mais. Esta ideia é totalmente falsa por três motivos: o primeiro é que a contabilidade representa o melhor sistema de informação para gestão, por representar em esquema o que as empresas possuem na forma, tangível e intangível, os direitos, por exemplo de receber de clientes e as obrigações, de pagar atempadamente a colaboradores, fornecedores, estado e outros, é imprescindível conhecer com periodicidade e acompanhar evolução deste património. Depois a relação da contabilidade com a fiscalidade, o correto enquadramento dos impostos. A maioria das pessoas com quem contactei não sabe distinguir um imposto de uma taxa de uma contribuição e atualmente as taxas, de forma subtil, têm assumido uma despesa relevante no orçamento das empresas e das famílias. Eu tive uma professora de IVA a Dra. Clotilde Palma que dizia que o IVA era um “polvo anestesiante”, porque logo pela manhã, mal nos levantamos da cama já estávamos a pagar IVA, na água que utilizamos no banho, na luz: sem nos apercebermos no pequeno- -almoço, no combustível, etc. As pessoas devem procurar bons profissionais para as ajudar e os contabilistas representam essa profissão. Por fim, desde os primórdios que a contabilidade está associada uma certa mística. Esta ideia foi se alojando dentro de mim, desenhamos as respostas às necessidades e emergiu um fluxograma para a aplicação.

E – É mais um programa ou é algo verdadeiramente diferente? A GATE 21 testou primeiramente in house?

AC – O C21 é uma aplicação que foi lançada no mercado um pouco precocemente, este é o momento onde o produto terá maior notoriedade e oportunidade de singrar pela ligação à desmaterialização do processo contabilístico nas empresas. A nossa empresa funciona como escola de testes antes das versões serem atualizadas nos clientes. Como estamos em melhoria continua e como a nossa profissão lida com alterações legais diariamente, o processo de inovação toca todos os processos organizacionais inclusive os processos de gestão da qualidade. É uma plataforma que conecta pessoas e só por este aspeto, torna o nosso produto diferenciador, nós temos escritórios de advogados, e empresas consultoras a trabalhar com esta aplicação desde 2015 e a eficiência na relação com o cliente é o que as empresas mais reportam, conseguem faturar cada vez mais porque a aplicação empurra as empresas para o foco no que é importante. É de facto uma plataforma incrível.

E – Decidiu partilhar o seu conhecimento e a mais-valia do C21 com outras empresas de Contabilidade… Como foi a reação?

AC – Tem sido um trabalho muito bonito e que nos tem dado grandes alegrias, com esta plataforma temos plantado muita paz dentro das empresas de contabilidade e para mim, essa conquista é emocionante. Trata-se de uma mudança na vida das pessoas, obriga as equipas dentro da organização a trabalharem em conjunto, porque o mais importante de tudo é servir o nosso cliente na sequência do seu pedido, fazendo-a chegar ao local desejado. Depois o processo de comunicação interna agilizado pela plataforma também é algo muito importante porque cria evidência do que foi comunicado e com isso gera-se responsabilidade individual e coletiva. A comunicação é muito importante no momento certo, na sequência perfeita e no local adequado. Muitas vezes os processos falham por falta de boa comunicação.

E – Na GATE21 – são especialistas na prestação de serviços na área médica?

AC – Em janeiro de 2019, respondendo a um pedido de ajuda de uma colega que se encontrava doente, acabamos por ficar com os clientes desse escritório na sua grande maioria prestadores de serviços na área médica. A Contabilidade, ao longo dos tempos, teve sempre um papel determinante na evolução da sociedade, pelas funções de interesse público que desenvolve, ela é um sistema de informação muito importante para ser utilizado tempestivamente na gestão das empresas. No caso dos médicos, como sabe a profissão de médico é muito exigente e delicada, lida com a vida humana, salvar uma vida é muito mais importante do que deixar de pagar impostos, ou enviar a fatura em falta ou até planear a minimização da carga fiscal e a GATE21 adaptou-se às especificidades deste nicho de mercado, servindo, eliminando todas as tarefas administrativas da contabilidade aos Senhores Doutores, permitindo-lhes o foco no seu trabalho, tranquilizando-os.

E – A GATE21 rege-se desde o início por valores. Pode descrevê-los?

AC – Nós estruturamos a nossa atuação em cinco valores que representam sempre uma imagem do que queremos alcançar, na informação que produzimos, do projeto que criamos ou da consultoria que desenvolvemos. Através da palavra IMAGE, pegamos no I para inovar diariamente, todos os dias são enviadas ações de melhoria com vista à permanente adaptação à necessidade do nosso cliente, facilitando e tornando cada atividade mais eficaz, esta cultura é intrínseca em nós. Depois pegamos no M e personalizamos a mestria em tudo o que fazemos, tornamos cada serviço único, esforçamo-nos com alegria em dar o nosso melhor, esta entrega é captada pelo cliente com o nosso A da autenticidade, cada um desenvolve o trabalho dando o melhor de si sem capas. A Garra representa a letra G, a nossa energia que se materializa na vontade de fazer diferente e melhor pelo bem. Por fim o E da Ética.

E – Como gere a sua vida pessoal e a vida da empresa? Habitualmente quem trabalha nesta área vive em stress?

AC – Obrigada por me fazer esta pergunta, sabe, eu era uma pessoa mais agitada e stressada, mas decidi mudar a forma como pensava e como via a vida, vivia muitas vezes no futuro, acredito que dispomos de um tempo demasiado curto, cerca de 980 meses na média para decifrarmos a razão do nosso nascimento e o nosso papel no mundo. Atualmente, o meu foco é fazer o bem, seja em que circunstância for, porque tal como discerniu Santo Inácio de Loyola, “A vida é uma alternância entre momentos de consolação e desolação”, quando vivenciamos vitórias não devemos ser orgulhosos porque, logo a seguir pode acontecer uma derrota, que a devemos encarar como uma aprendizagem, que não dura para sempre e que não nos deve fazer desistir. A minha família são o meu suporte, o meu marido é o meu melhor amigo, os meus filhos são a minha obra de criação e os meus pais são a razão de estar aqui neste momento a escrever estas palavras, por isso, lhes digo frequentemente que os amo. A minha irmã também representa uma peça importante da minha vida. Atualmente sinto a necessidade de discernir diariamente o que Deus espera de mim, qual o propósito do meu trabalho em Seu nome e por isso, considero-me uma afortunada na vida por decidir ser feliz, seguindo-o.

Vote na nossa História

Heróis PME Estamos entusiasmados em partilhar que a GATE21 é semifinalista do Prémio Transformação Digital. Trabalhamos diariamente para impulsionar a mudança e transformar a forma de atuar do profissional de contabilidade com os seus clientes e com o mercado como um...

A Profissão de Contabilista

A PROFISSÃO DE CONTABILISTA NÃO VAI ACABAR, VAI-SE TRANSFORMAR O mundo verá este ano como um recomeço, como o renascer para uma nova realidade. Um renascimento. As pessoas vão repensar os seus objetivos pessoais, de trabalho, saúde, dinheiro e espirituais. Grandes...

Convite – Cliente21 App

Caros amigos, colegas e parceiros;Temos o prazer de vos convidar para o lançamento oficial da Aplicação Cliente21. Após anos de desenvolvimento e dedicação, estamos prontos para partilhar mais uma inovação para o mundo da contabilidade!Data: 10 de maio de 2024Hora:...

Prémio de Mérito

ALEGRIA É com enorme alegria que comunicamos a todos os nosso clientes, amigos, fornecedores, partes interessadas e ao público em geral o nosso sentimento de alegria pelo prémio de mérito empresarial do nosso Município de Seia. A alegria surge a partir dos...

Apoiar a Economia

Estimado Leitor, Partilhamos um resumo do Novo Pacote de Medidas de apoio às empresas relacionadas com o impacto do COVID-19. Documento elaborado por uma das associações onde a GATE21 é associada. Aconselhamos a leitura integral do documento. Votos de uma boa semana....

Minuta para Deslocações

Estimado Leitor, Em Conselho de Ministros do passado dia 22 de Outubro de 2020, foi aprovada a resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre a 00h00 do dia 30 de Outubro e as 23h59 do dia 3 de...

Apoio à Retoma Progressiva

Estimado Leitor, Tendo em conta as alterações ao apoio extraordinário à retoma progressiva introduzidas ao Decreto-Lei n.º 46-A/2020, de 30 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 90/2020, de 19 de outubro, comunicamos que ao abrigo desta alteração, as empresas com...

Candidaturas Pares 3.0

Estimado Leitor desta informação, Informamos que por despacho n.º 9952/2020 foi aprovado o aviso de abertura de candidaturas ao programa denominado de PARES 3.0. já divulgado através das nossas circulares. Mais do que se candidatarem, é importante refletir sobre a...

“Fortemente Inovadores”

Portugal é agora um país «fortemente inovador», de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) divulgada a 23 de junho.Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países «moderadamente inovadores», tendo este ano subido de posição e...

COVID-19 | IVA

A Lei n.º 13/2020 de 7 de Maio, introduz medidas fiscais de caráter temporário no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Destacamos pela sua importância: Isenção de iva aplicável aos bens considerados necessários para combater os efeitos do surto de COVID-19,...
Share This

Compartilhe

Envie esta publicação para um amigo!