O QUE ME VAI NA ALMA
O dia 29/11/2019 representou um momento Kairós nas nossas vidas, e nesse tempo estão todos os que nos premiaram com a sua presença.
A todos, reservamos um lugar no nosso coração, por terem deixado as vossas vidas e se permitirem ouvir a nossa história. Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Seia, Dr. Carlos Filipe Camelo, pela sua participação e cedência do bonito auditório do CISE.
Não posso deixar de particularizar a alegria, juntamente com emoção sentida por todos os que fizerem história, da energia contagiante do Jack, que nos brindou com testemunhos do enorme potencial de exportação e vendas em Portugal para clientes exigentes. Queijos, doces, vinhos, tudo deve levar rótulos com uma marca especial, que agrade aqueles nichos de mercado. P.ex, os Norteuropeus querem doce sem açúcar adicionado, ou seja, apenas com a frutose natural. Sugeriu que formem clusters de 9 a 13 miniprodutores do interior, cada um independente, mas com uma empresa onde todos têm quotas, para embalar e exportar ou distribuir às redes gourmet por cá. Citou os nomes delas como Apolónia, no Algarve.
A Exm.ª Conselheira da Embaixada da Áustria , Esther Maça e Eva Mandl, ao falarem sobre o grande potencial do turismo de natureza, mostraram como aquele país desenvolveu as suas serras, em parte similar à Serra da Estrela.
Deu ainda exemplos de transporte coletivo para povoados mais isolados usando um software que combina taxi para 6 passageiros, carrinha para 9 e minibus de 18. Mostrou ainda teleféricos a cumes no Inverno, para esquis, também usados no Verão, para outros desportos.
Luís Farinha mostrou como exporta 98% do seu artesanato, do interior de Ansião, especialmente para a Dinamarca. Em breve entrará em novos mercados muito exigentes, do Norte da Europa. Mostraram, com o seu testemunho, como trilharam um caminho da excelência baseado na diferenciação.
Foi um momento de grande aprendizagem.
Também, não menos importante, a participação dos nossos clientes da contabilidade, a nossa razão de existir ao longo dos tempos e do software Cliente 21, Aldeia Fiscal com o seu testemunho em vídeo, Rigor Atual com a sua presença não só no dia 29 mas também no dia 30, no passeio magnífico e marcante à aldeia de Alvôco da Serra, e ao Varzim Miranda pela sua presença no evento. A estes clientes, que também são colegas, o nosso muito obrigado por continuarem a acreditar no nosso projeto de elevação da profissão contabilística.
Agradeço com um carinho muito especial à Casa de Santa Isabel, à Quinta da Bica, à Frutistrela, ao Mário Patrão, pelo tempo que dedicaram às filmagens e nos terem permitido aparecer a dar o seu testemunho.
À comunidade escolar, em particular à Escola Profissional da Serra da Estrela que garantiu a participação dos seus alunos, à Escola Guilherme Correia de Carvalho, ao IEFP e à ADRUSE.
Também, a presença do Rotary Club de Seia e do Rotary Club de Viseu, na pessoa dos companheiros Ártico e Susana, agradecemos a sua intervenção no evento.
À D. Natália, da empresa Transnate, agradeço o maravilhoso ramos de flores e a amizade.
Ao Senhor Vereador da Camara Municipal de Gouveia, a sua presença até ao final do evento e comunicar que a GATE21 está disponível para ajudar a desenvolver o território.
Agradeço à organização do passeio às Aldeias de montanha, nas pessoas envolvidas na preparação do almoço, que proporcionaram o momento à volta da lareira na Associação Recreativa de Alvôco da Serra e nos permitiu discernir que muitos dos problemas que nos surgem, não os podemos evitar ou controlar e aceitar a adversidade como aprendizagem, será porventura a solução mais inteligente.
Também falamos da importância da família e neste ponto, agradeço a Deus os meus pais que me deram a oportunidade de sentir momentos como os que estou a viver, ao meu marido que me permitiu sentir a dádiva de ser esposa e mãe, aos meus queridos e amados filhos, carne da minha carne e sangue do meu sangue, à minha irmã, alma gémea da minha vida, o orgulho da nossa família, ao meu cunhado e sobrinhos sempre presentes nas nossas vidas.
De baixo de chuva, o excelente profissional José Conde do CISE contribuiu para a nossa riqueza pessoal ao nos ensinar quais os cogumelos tóxicos que encontrávamos pelo caminho e as plantas únicas deste território, locais visitados que cada um guarda como relíquia eterna.
Fomos premiados com o contacto pessoal com pessoas que se permitiram amassar a farinha de milho, aquecer o forno comunitário de Alvôco da Serra, e com Amor, depositar cada pão, cada enchido, cada tabuleiro de carne de cordeiro e de legumes salteados que nos deliciaram as pupilas gustativas e recriaram novas sinapses cerebrais.
Este momento Kairós, ninguém nos pode tirar, é de cada um.
A água esteve sempre connosco, pelo que criamos de imediato um grupo no WhatsApp com este nome, decidimos conectar as nossa ideias como inspiração das nossas manhãs, tal como afirmou Ludwig Wittgenstein, “Todas as manhãs é preciso atravessar de novo o cascalho inerte, de modo a atingir a semente viva e quente”.
Nesse caminho percorrido, tocou o telefone várias vezes, de alguém que não posso deixar de referir, Célia Gonçalves, da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, amiga incansável, atenta com os pormenores, sim porque de facto, o que nos diferencia são aquelas atitudes, aqueles palavras que decidimos oralizar, aquele abraço que naturalmente damos, que nos caracteriza na unicidade. Do fundo do meu coração te envio o nosso muito obrigada.
A todos, um ano 2020 de muito sucesso, com a presença constante do Amor que nos conecta uns aos outros e ao mundo.
Alice Campos